domingo, 9 de novembro de 2014

Sobre a dança

Sugestão: ler ouvindo "Só sei dançar com você" ou "Dancing with myself" versão Nouvelle Vague



Dois pra lá, dois pra cá... Rebola, sacoleja, mexe o quadril... Atenção: te dou a deixa, prepara o passinho... 


A dança é uma das expressões artísticas mais antigas. Nasceu associada às práticas mágicas, para pedir caça, sol, chuva ou agradecer aos deuses. Há culturas contemporâneas que ainda preservam o caráter religioso da dança. 
Também é um forte elemento de identidade cultural, ora valorizando tradições, ora se reinventando em movimentos muito interessantes.


A dança me faz sonhar, me faz sorrir, me faz feliz.
Esqueço dos problemas do dia-a-dia para me concentrar nos passos. Dançando eu vôo, sorrio, me divirto, suo, boto o corpo em movimento.
Na dança pode rolar ritmo, emoção, energia, papo, concentração, afeto, confidências, olhares, safadeza, pisão no pé, ou pode rolar nada além de um movimento confuso e descoordenado (neste último caso não precisa esperar terminar a música para mudar de par, né, por favor!).


E quando inventamos nossa própria dança? Ah, que delícia fechar os olhos, sentir a música e dançar como se ninguém estivesse vendo! Delícia também é dançar quando realmente ninguém está vendo; dançar sozinha, enquanto faxina a casa, por exemplo.


E você, gosta de dançar? qual seu ritmo preferido? Você já dançou sem música?

                                                               
                                                      "E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música."
Nietzsche


8 comentários:

  1. E adoro dançar. Minha dança favorita é o "Passinho do Qualquer coisa". Procure no You Tube.

    Sou um primor nele!

    Seus textos nos fazem dançar sob o luar... mas morrendo de medo! Se é que vc me entende...

    Bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha
      Não conhecia o passinho do qqr coisa, mas assisti e achei a sua cara! Queria muito ver sua performance, dever ser sensual demais...
      Também gostei das referências. Continue dando idéias :)
      Bjs

      Excluir
  2. eu adoro dançar! a dança pra mim é sempre uma transcendência. se for a dois, melhor ainda :)

    ResponderExcluir
  3. Quanto mais eu bebo, mais eu danço...
    Mas daí, para além da reflexão rasteira entre a bebedeira e a falta de noção para pagar mico, ou simplesmente a desculpa para os envergonhadxs de que precisa estar bêbadx pra dançar.
    Imagino que o álcool abre as portinholas da percepção e a dança é uma das formas mais apropriada para a embriguez pois ela no conecta diretamente com o universo e a alegria do mundo. Conexão que está soterrada sobre as montanhas da razão.

    ResponderExcluir
  4. Tudo isso pra justificar o sucesso da sua dança do gordinho gostoso? kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir