domingo, 12 de agosto de 2018

Somos tão fortes assim?

Sempre me intriga visão simplista dos fenômenos que nos cercam.
Alguém disse ''vai ter eclipse no dia 11 de agosto e chuva de meteoros no dia 12, será um espetáculo''.

Dai eu fico pensando, sim, pode ser um acontecimento visualmente interessante, mas que tanto nos afeta a vida? Será que somos tão fortes e estamos tão blindados, a ponto de não sofrer consequências em nossa vida, por causa de um eclipse?

Quem estuda os eclipses garante que nada muda, além da maré que sobe. Ah, sim, apenas a natureza é afetada, o ser humano não, blindando na sua internet, cercado de brinquedos, não sente nem cócegas enquanto os planetas dançam.

Chegamos a esse ponto de acreditar que a natureza é uma coisa, que nos serve, nossa vida é outra, e ambas não estão entrelaçadas nem dependem uma da outra.

Ah, mas tem eclipse várias vezes por ano! Só até agora já foram uns três!

Pois é! Então talvez somos diferentes a cada um deles, mas estamos tão absorvidos pela vida virtual que não reparamos nas mudanças, porque talvez nem sabemos quem somos, parece que não existimos fora de uma tela de computador.

Científicos dão risada e contam que civilizações antigas tinham medo de eclipses, se escondiam, pensavam que era um castigo. Nós nem olhamos para um eclipse, muito menos para quem somos, e talvez esse seja o nosso grande castigo.


Iara De Dupont

Nenhum comentário:

Postar um comentário