domingo, 12 de junho de 2022

O luxo de ter gás

Um dia desses, de maio, naquele frio que parecia junho, o gás acabou.
Já aconteceu isso várias vezes e sei como é o procedimento, o gás acaba e você pede outro, em menos de uma hora tudo fica resolvido.

Mas tive que sair e só quando voltei, a noite, pude chamar o gás. Fui avisada de que o pedido estava em cima da hora, eles fechavam as 20:00 e minha ligação aconteceu as 19 horas, então seria a última entrega.

Fiz um sanduíche e fui fazer outras coisas, enquanto o gás chegava.
Já fiquei sem gás alguns dias, por diferentes razões, não foi tão ruim porque eu tinha um forno elétrico, e cozinhava nele, então não me pareceu nada dramático ficar sem gás.
Só que o forno queimou há uns meses e não comprei outro.

Comecei a sentir fome, achei estranho, já tinha comido um sanduíche, mas continuava sentindo fome.
O gás chegou e eu logo esquentei um pouco de arroz com verduras. E comi a comida quentinha.

Então me invadiu uma sensação de revolta, como é possível que milhões de famílias, com idosos e crianças não tenham gás em casa? Como é possível que um botijão custe 130 reais? Lembrando que eu peço o gás de seis em seis meses, a última vez paguei 75 reais.
Gás não é luxo e a diferença entre um pão e uma comida quente é gigante. 

É triste, é deprimente, é inacreditável viver em um país onde o gás é um luxo. 130 reais!
O gás, algo tão importante! Eu diria vital.

Ver como o Brasil se transformou em um lugar de tanto sofrimento, onde um trabalhador não tem mais como pagar um aluguel e um gás, é algo que mostra como o sistema  é cruel.
Um sistema desigual que favorece os bilionários e atropela os pobres.
Tudo deu errado e milhões de pessoas estão pagando por isso. Muitas delas nem votaram no governo atual, mesmo assim pagam o preço pelo erro alheio.
Seria erro, ignorância ou maldade?  Não sei. O que quer que tinha sido devastou com tudo. Tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário