quinta-feira, 11 de junho de 2009

O cinza que não é feito de preto no branco

Ela não ia fechar os olhos para não ver e a boca para não dizer. Dos seus olhos fechados desceriam lágrimas, e da sua boca fechada nasceriam sussurros e palavras mudas. Ela queria saber o que dizer, e poder dizer.
Para ela o tempo que fazia era suficiente. Era inquietante. Era incontrolável. O tempo fazia da espera urgência.
Não convinha levantar escândalo de começo, só aos poucos é que o escuro ia ficando claro.
Ela pensava muito nas coisas que aconteciam na sua vida. Planejava muito. Sonhava surpresas. No dia seguinte chovia água fria.
Ela sofria muito mais triste cada um dos acontecimentos que julgava despropositais. Por quê? Para quê? Já? Não entendia o tempo, as pessoas, e não entendê-las a afastava cada vez mais de si mesma.
Agora tentava trilhar o caminho inverso. Trilhava sozinha, com seus próprios pés, os caminhos dos seus sonhos. Tateando aos poucos, tropeçando aos montes. E os dias aconteciam bem diferentes daqueles que ela sempre havia planejado e sonhado.
Talvez ela soubesse de tudo isso antes mesmo de existir, dentro e fora dela.
Na aventura do sonho exposto à correnteza, só recolhia o gosto infinito das respostas que não se encontravam.
Nunca aprendeu a não ser, quando tudo o que precisava era viver. Viver agora, o presente, hoje, antes que passasse. Amanhã é dia de quem não vive, é dia de quem espera. E como é que ela poderia esperar se a vida não deixava de acontecer nem por um segundo?
Ela nunca soube.

Fragmentos de Guimarães Rosa, Mário Quintana, Juliana Morais, Cecília Meireles.

20 comentários:

  1. Dizem que o Paraiso era Capella de onde a raça adamica foi expulsa sendo obrigada a encarnar nos simios da Terra. Este seria o karma, evoluir a macacada, aqui é o purgatório, o lugar onde se cresce. E não ha crescimento sem dor. O tempo é a grande incógnita, toda a eternidade cabe em um segundo e cada segundo dura uma eternidade.

    ResponderExcluir
  2. ..."sonhava surpresas. e no outro dia chovia água fria."

    "não entendia o tempo, as pessoas, e não entendê-las a afastava cada vez mais de si mesma."

    linda ana.

    ResponderExcluir
  3. "Nunca aprendeu a não ser, quando tudo o que precisava era viver."

    Me identifiquei!!

    ResponderExcluir
  4. "Na aventura do sonho exposto à correnteza, só recolhia o gosto infinito das respostas que não se encontravam."

    lindo texto, Ana.

    ResponderExcluir
  5. não posso ficar muito tempo no computador (recuperação pós-operatória de correção de miopia!), mas li o texto e diante disso, só posso dizer uma coisa:

    ESSA NOITE VAI TER SOL

    porque amanhã é dia de quem espera...

    .

    ResponderExcluir
  6. "Ela sofria muito mais triste cada um dos acontecimentos que julgava despropositais. Por quê? Para quê? Já? Não entendia o tempo, as pessoas, e não entendê-las a afastava cada vez mais de si mesma.
    Agora tentava trilhar o caminho inverso. Trilhava sozinha, com seus próprios pés, os caminhos dos seus sonhos. Tateando aos poucos, tropeçando aos montes. E os dias aconteciam bem diferentes daqueles que ela sempre havia planejado e sonhado."

    Adorei o texto e digo que é exatamente por isso que estou passando... mas sei que em algum momento, em um momento que eu pouco esperar, vou acordar em um belo dia e tudo estará diferente, tudo estará normal. Assim, espero.

    ResponderExcluir
  7. Auto-ajuda. 30 pessoas e o eu, quase sempre, auto-ajuda. Não é lá do meus gêneros favoritos, infelizmente.E a ausência de surpresa persiste.Bah.

    ResponderExcluir
  8. Muito comum. É bonito, mas deu preguicinha. Não que eu fosse capaz de fazer melhor...

    ResponderExcluir
  9. Again, essa Leticia não sou eu, mas acho que ela tem razão.

    ResponderExcluir
  10. Amei. O tempo é mesmo uma coisa engraçada. Dizem que ele cura, mentira. Dizem que ele passa rápido, é relativo. Dizem que não podemos controlá-lo, é verdade.

    ResponderExcluir
  11. Isso foi bem Ana...
    Sentimento de espera sempre...por um dia, uma noite melhor...Ah uma noite melhor...algo especial...um bater na porta diferente, novo, quente, envolvente,a paixão..o amor...o novo. Algo que acabe com essa doce solidão, que alimenta e sufoca a alma.

    e aquele que bem pouco acompanha ou vez e outra lê seu blog concerteza entendeu que deixou algo de você, palavras cheias de sentimento acompanhada de música...uma música leve e suave ...e nesse violão ...assobio quase parou por um instante meus segundos,minutos só pra ouvi-la e ficar quieta.parada.suspiro baixo.um minuto de paz.algo que anda raro em meus dias.

    e vivo apenas o agora, o já, o exato momento, esse, esse mesmo que agora aconteci...pq ando cansada de esperar o que nunca vem...

    linda música, lindo post.

    ResponderExcluir
  12. e como não aguento, sou "boca dura" a certas coisas...digo apenas que nunca, nunca + nunca sentimentos, pensamentos, ou qualquer coisa que venha de alguém é auto ajuda!!!!!

    e se àqueles que estão lendo o blog esperando algo de alguém ...ha sinto meu caro!!!

    não o faça pq é um erro...e já aviso não espere nada de mim...e nada mesmo....pq vai depender do dia, hora momento....

    e pra estes que pensam assim...que o EU muito aparece por aqui....áhhh estão lendo o blog errado......pois o EU tem que aparecer mesmo (muito)...
    sabe pq???? Pq já existem muitos EUS lá fora...lá no mundo real do dia-a-dia...escondido vivendo como sombras...só existentes pelas máscaras a que sustenta....

    e não esperar e não criar expectativas é o bom....pq alguém sempre acaba surpreendendo.

    e tu anda bem desorientada viu!!!! isso aqui não tem nada haver com AUTO-AJUDA.......

    ai.ai. é de lascar o cano mesmo viu!!

    ResponderExcluir
  13. Calma Ana, acho que criticas construtivas também fazem bem. Que revolta a sua, se as pessoas só esperam elogios sempre que escrevam para si mesmas.

    Santinon desculpe ter que fazer você dizer que não somos a mesma pessoa, fazer o que termos o mesmo nome bonito.rs Desculpe-me.

    ResponderExcluir
  14. não....não
    não estou revoltada e muito menos nervosa...

    é só um negocinho básico...quem "fala" o q quer ..."ouve" o que não quer...mais ou menos assim...

    e só pra dizer q isso aqui não tem nada a ver com auto-ajuda...
    só isso.

    ResponderExcluir
  15. Para mim, grande prazer de vir ler a pessoa do dia, em 1ª ou 3ª. pessoas. No fundo, estamos um tanto submersos em nossos afetos, e aqui expostos a ouvidos mais atentos e também mais “policiantes”. Ok, tá sobrando melancolia. Mas, este blog tem a pretensão de ser mais do que 30 pessoas que “falam” o que querem para quem queiram? Pretende-se fazer a revolução? Que revolução? A modinha do tempo, a novidade do dia, o sensacional e o sensacionalista são “matéria” do Fantástico. A delícia do blog está (para mim!!!) no fato de que os comentários terem o mesmo peso das postagens. E até o momento a descoberta de 12 pessoas que escrevem lindamente.

    ResponderExcluir
  16. 'E como é que ela poderia esperar se a vida não deixava de acontecer nem por um segundo?'

    Obrigada por esse texto, Ana.
    Identificação.

    ResponderExcluir
  17. "Talvez ela soubesse de tudo isso antes mesmo de existir, dentro e fora dela."

    Adoro fragmentos...

    ResponderExcluir
  18. Texto com trilha sonora é gostoso, mas é um risco: pode dar pau entre o escrito e o cantado.
    Não consegui prestar atenção. Ouvi a música primeiro, depois li o texto. Mas os dois casam, não sei dizer porque não consegui entrar nos 2 ao mesmo tempo.
    Falando em Ego, eu tenho o Ego É Eu, meu 'bloguê' que está fechado para manutenção, mas que tem uma porrada de textos lá que dão respaldo ao título. Se a Turma dos 30 quiser jogar tomates por entre os textos ali represados, ficarei de coração quente. http://egoeeu.wordpress.com/

    ResponderExcluir