domingo, 13 de dezembro de 2009

Sessão sofá


Ele nunca tinha ido ao cinema, mas tinha visto muitos filmes em preto e branco na tevê. Tudo girava em botões, sem vestígios de controles-remotos. O gato da casa gostava de dormir ronronando no calor do teto da tevê de válvula, edifícios iluminados dentro da caixa de madeira. Na tela, o mar vermelho se abria deixando passar os fiéis do deserto, com o faraó correndo em bigas, para naufragar quando Moisés descesse seu cajado a mando do Senhor. O cinema, para ele, era o sagrado: Jesus suspenso na cruz ressuscitando ao terceiro dia; Sansão tosado derrubando colunas; Lúcia, Jacinta e Francisco ante o fulgor da virgem de Fátima. O cinema era seu evangelho. As mil possibilidades nas chagas abertas do Cristo, muito antes de 2001, de A guerra do fogo, a metafísica de Solaris. O cinema era sua descida ao inferno. Rezava, herege, para que a professora morresse para não perder a reprise de Fúria de titãs; Simbad, o marujo, Jasão e o velocino de ouro e o tosco vôo de Aladin. Os mesmos filmes exaustivamente repetidos na Sessão da tarde, vistos como se da primeira vez.

13 comentários:

  1. No mundo cinza o Telefunken, passaram O pássaro azul, As sete faces do Dr. Lao, A maravilhosa fábrica de chocolate, Doroty, em O mágico de Oz. Só ganharam cores anos mais tarde, com o western espaguete do Sérgio Leoni recortado para caber no pífio retângulo do Philco Hitachi. O cinema era o futuro: o vôo do ET com a lua de fundo, os sabres de luz de Luke Skywalker, de Tlön, de A mosca, o futuro ameaçado de O exterminador, destroçado de Mad Max, o passado bárbaro de Conan.

    ResponderExcluir
  2. O cinema mal visto na tevê era toda sua fantasia, sua fuga, seu desvio. Não havia livros ainda. As histórias reinventadas à alta madrugada. A bolha de plástico que aprisionava Travolta, as lágrimas derramadas com o menino de O campeão. Não conhecia o inferno de O exorcista, o paraíso erótico de Lagoa azul, mas já invejava infinitamente a irmã mais velha e primas que foram ao Cymaflor assistir a Dio como te amo.

    ResponderExcluir
  3. Os filmes, naquele tempo, eram menos que p&b: cinza pálido, luz pontilhada por chuviscos, soluços de som da caixa de pandora (22 pol.) que alargava a paisagem da janela, bloqueada por morros, ruas de lama, nenhuma possibilidade de futuro. Ele nunca tinha ido ao cinema, e o cinema revelava que tudo pode ser mais. A educação sentimental aprendida com A garota rosa-shocking, Gatinhas e Gatões, Clube dos cinco, Curtindo a vida adoidado, Porks.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não havia visto Alien e A mosca, o segundo e terceiro filme que assistiu no cinema. Muito antes desses, assistiu de madrugada E o vento levou, e passou a adorar tudo que se chamasse clássico. Odiava os palavrões nos vulgares filmes nacionais. Mas, excitado, queria ver indecentes pornochanchadas no Sala Especial, que mal cumpriam a esperança de um peitinho. Os filmes na tevê ainda não eram para ele o que seria depois o Cinema. Era uma transgressão, olhos que ficariam arruinados para sempre. Sua semi-cegueira feliz, sua miopia tardiamente diagnosticada.

    ResponderExcluir
  5. Os filmes aperfeiçoavam a vida comezinha, os dias iguais, tristes, impiedosos. Idolatrava as vilãs dos filmes B´s americanos, terror sem sangue, melodramas contundentes, duras histórias de tribunal. Testemunha de Acusação, na madrugada.

    ResponderExcluir
  6. A dama do lotação, Os sete gatinhos, Perdoa-me por me traíres, Bonitinha, mas ordinária, - o Brasil era então um incompreensível - emaranhado de taras, pentelhos, mulheres nuas e negros. Longe dali havia o inferno de Pixote, de Lúcio Flávio, Vera. Jamais se lembraria de ter ido ao cinema com o pai ou a mãe. O mundo terrível de Cristiane F não era para ele, pois ele queria a alegria dos finais felizes. Algo como o rosto inesquecível de Michele Pfeifer em Áquila, os tiros abatendo Glen Close para sempre na banheira, a moeda de Ghost suspensa no ar.

    ResponderExcluir
  7. Só no futuro, receberia os amigos em casa sessão em vhs de Laranja Mecânica, A última tentação de Cristo, O poderoso chefão.[Kieslowski, Almodóvar, Bergman, Fellini, Buñuel e Hitchcock chegariam só mais tarde, misturando-se sem conflito a todos os dramas, prazeres, soluçoes da vida]. Porque o cinema seria sempre a outra vida. A tela aberta feito ampla vela cinemascope, muito clara no escuro, para caber tudo. O cinema não mais passado ou futuro. Para fazer-se mais visível. Presente. Para evidenciar a vida. Sua brevidade. Seu fulgor. Luminoso, ilustrando, alucinando, iluminando-o.

    ResponderExcluir
  8. linda história.

    melhor ainda, a forma como foi contada.

    [assisti a maioria destes filmes todos...]

    .

    ResponderExcluir
  9. Foi delicioso relembrar esses filmes e a época em eu os assistia na sessão da tarde ou na sessão das 10... Até hj adoro pensar na história do Feitiço de Áquila... como eu "viajava" com ela...

    ResponderExcluir
  10. Bem louco, faltou Surf no Hawai, o mais pedido no mês de janeiro, cansei de surfar no sofá logo após o término.

    ResponderExcluir
  11. Tv preto e branco? Quando eu era crinaça minha mae falava de quando nao tinha tv, de quando era preto e branco, quando colocavam um plastico colorido na frente e ficava cara de uma cor, perna de outra, e tudo me parecia tão antigo, tão distante.

    ResponderExcluir
  12. Eu de minha "Colorado R Q", não perdia um Nacional Kid, Agente Fantasma, Os Erculóides, Os Zorros, com o cavalo preto e cavalo branco, enfim era muita coisa que prendia.
    Abraços.
    _________
    Leia também: RIO ENTERTAINMENT
    http://jafogandooganso.wordpress.com

    ResponderExcluir