sexta-feira, 8 de julho de 2011

Erros de Interpretação Sonora


Vou contar quatro passagens da minha vida, e quem tiver uma parecida, eu

apreciaria muito escutar!


Primeira:


Quando eu era bem pequena, na década de 80, a Xuxa estava em alta. Eu era

reversiva naquela época, e assim como minha cor favorita não era rosa, na hora de

brincar de casinha eu brincava de vampiros (até começar a novela vamp, e virar

modinha) eu ouvia Mara Maravilha e não Xuxa.
Como não tinha dinheiro para os LP´s meu pai emprestou de alguém do serviço, e

gravou para mim 3 fitas da Mara, que eu ouvi exaustivamente, e ainda cantarolo

hoje. Também, claro não tive o encarte com as letras, e aprendi ouvindo.
Naquela época eu gostava muito de comer espiga de milho cozido, e depois de comer

todos os grãos, sugava a água salgada e quentinha que ficava no sabugo.A Mara

cantava uma música em que parte dizia " para agente começar tudo denovo" e por anos

eu cantei "para gente comer sabugo denovo"
Fazia muito mais sentido para mim assim.



Segunda:


Na mesma época, no interior algumas crianças amigas minhas cantavam o sucesso dos

engenheiros do hawaí : "Era um garoto que como eu, amava os bichos e os Rolling

Stones" Ecológico pacas! Eu reparei por que sabia quem eram os Beatles, mas para

eles era assim, e os rolling stones eles cantavam sem nem sequer saber quem eram.

Terceira:


Alguns anos depois, na minha adolescência, achei um cd do cidade negra, banda que

ainda gosto, o cd achei sem encarte nem capinha, mas nos anos 90 cd era caro, e

fiquei com ele para mim. Tem uma música chamada "Downtdown" que tem um trecho que

diz: "Que na Jamaica em Montego Bay, numa favela ele viu nascer um rei" Claro que

mais uma vez sem o encarte, eu nunca ia cantar montego bay, e eu escutava e

cantava: "Que na Jamaica tem um monte de preto, numa favela ele viu nascer um rei".

Não faz muito tempo que parei pra pensar que a música podia ser um pouco racista, e

fui ver que eu estava cantando abobrinhas.

Quarta:

Já na minha fase adulta, no começo dela, faz uns dez anos, viajei com uma amiga

minha para praia, e sabe aquela famosa música :"Amar é um deserto E seus temores"?

ela cantava: "Amarelo deserto e seus temores".Pois bem! O deserto é amarelo.


10 comentários:

  1. Hahahaha... identifiquei-me muito com seu texto. Música sempre fez parte da minha vida, desde o trem da alegria até os dias de hoje... e é claro, eu cometia esses deslizes musicais, pois não tinha cds, fitas ou lps originais com as letras nem o google pra apelar.

    ResponderExcluir
  2. E tem a clássica do Jota Quest: "Na madrugada a vitrola rolando um blues, tocando BB King sem parar" ... já vi versão hilárias como: "trocando de biquini sem parar".

    É verdade, além dos encartes não tínhamos o Google!!!

    Abs,
    Lígia Guimarães

    ResponderExcluir
  3. Discordo com as duas últimas: cantei por 32 anos e continuarei cantando... "Na Jamaica tem um monte de preto" e "Amarelo deserto" forever!

    ResponderExcluir
  4. "Amarelo deserto e seus temores". - Eu tbm cantava assm, não vou mentir.

    kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Que nave da Xuxa o quê, eu queria ir é no trenzinho da Mara Maravilha

    Me deu uma saudades da minha infância agora :)


    Abraços

    Alexandre
    http://soupretomassoulimpinho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. rs A música O Segundo Sol, eu preciso pensar muito na letra pra arriscar cantar certo.
    Ai, eu também a-do-ra-va comer milho cozido!
    E eu sabia a coreografia inteira daquela música da Mara-Maravilha, do curumim. Só que quem me apresentou a Mara foi uma babá evangélica que contou uma história nebulosa sobre a Xuxa... rs

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho muitas dessas, quando alguém me conta uma nova ou quando eu lembro de uma minha, posto no twitter acompanhado de #trocandodebiquinisemparar, em homenagem à comunidade do falecido orkut, que tanto me arrancou gargalhadas.
    Como disse, tenho muitos exemplos, mas a campeã é minha irmã, que cantou: tá todo mundo arrepiado, curtindo o som do berimbau metRalizado.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. "... amava os bichos e os Rolling Stones" Ecológico pacas!

    HAHAHAHAHAHAHAHA
    Ri alto no trabalho agora, acho que tive as mesmas sacadas na época (exceto a da Mara e o sabugo de milho).

    Amarelo deserto, hahahahaha, canto assim até hj.

    Mto bom!

    ResponderExcluir