quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Madrugadas de Spielberg

Desafiar a madrugada e desacatar o sono eram as grandes provações da minha infância. A diferença de idade entre mim e meu irmão é de cinco anos, já de diferenças ideológicas somavam-se aí mais de um século, com direito a ataques em público, chantagens, denúncias anônimas, ofensas, retaliações, tapas e beliscões.
De modo que não fomos grandes companheiros em todas as horas de pequenez. Mas foi no grande desafio de que tratei antes que eu e meu irmão nos tornamos cúmplices. Não lembro como fugíamos do rigor paterno, podiam ser férias, talvez, mas me recordo da sensação de estar acesa, tomada de um sem fim desejo de liberdade e até perigo. A madrugada é a pequena morte, é o não estar, é o breu, o fugidio. Tarefa hercúlea estar acordada depois da meia noite, enquanto até os móveis dormem, lutando contra o peso das pálpebras e o medo do ranger (sempre alguma coisa range na madrugada).
Vem desse tempo o desejo de ficar acordada até 5 da manhã, quando então todas as estrelas do céu se juntavam para formar um cavaleiro montado numa cobra que circundava o infinito. A história veio de um primo, em uma conversa de sussurros em que ele, eu e outros primos dividíamos as experiências de fugir da obrigação de nos deitar para degustar os prazeres noturnos. Por muito tempo tentei provocar a insônia até o último minuto para ver o cavaleiro, mesmo morrendo de medo da cobra. Dormia sempre.
Uma coisa, porém, me deixava acordada. Uma série de pequenas histórias passadas na televisão de madrugada, histórias fantásticas. Virei notívaga para acompanhar as historietas, algumas de terror, algumas apenas fantasiosas. A que mais me marcou foi a de um casal que se apaixona através da compra de bonecos de porcelana. Um enredo aparentemente ingênuo, mas que encantou uma criança. Tempos mais tarde, já adolescente, falei por alto dessas lembranças e espantei-me que meu irmão também se lembrava. Era do Steven Spielberg, ele me disse. Nada mais óbvio. O Spielberg é todo madrugada e deve ter bem inventado essa história do cavaleiro montado na cobra.
Procurei a série por um tempo, com todas as possíveis combinações de palavras-chave, mas desisti. Rodolfo me enviou esses dias por mensagem o link de uma das histórias que ele lembrava, com a empolgação de quem encontra um tesouro perdido. Pelo título do vídeo localizei o nome da série e fiz download para o computador. Rever a história dos bonecos foi como reencontrar a menina que queria profanar a madrugada. Inocentes histórias, inocentes efeitos, capítulo vivo da minha memória. Capaz de me fazer provocar um duelo com Morfeu.

Mal sabe Spielberg como me marcou.

7 comentários:

  1. Lembrei desse episódio!Achei lindo,lembro até hoje,o cara da loja fazia de proposito,ele unia as pessoas...também dormia tarde só pra assistir...rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA
    VEREMOS… Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO
    para que Desenterre (E.S.I) de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que (E.S.I) venha para MIM ,e afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele (E.S.I) não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezes. Só mesmo esta simpatia, quero compartilhar com você a minha alegria e mostrar que se para mim deu certo para você também dará basta copiar e colar por três vezes em forum diferentes esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoará

    ResponderExcluir
  3. Acho que, no fundo, Spielberg sabe sim que marcou muita gente. Texto gostoso de ler.

    ResponderExcluir
  4. Nooosssaa, eu curtia a do muleke que tinha poderes mágicos. Os familiares gritavam com ele, e ele apagava suas bocas...naquela época, era o terror no mais alto grau kkkk.

    Obrigado pelas lembranças.

    ResponderExcluir
  5. ahhh esses dias eu, meu irmão e meu pai passamos pela mesma busca com o filme 'langoliers' de stephen king. o filme era tosco, mas assisti-lo de novo, foi muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Se chamava Amazing Stories, e passava na madrugada de sexta pra sábado... Eu era muito fã, lembro de várias histórias... taí, vou baixar a série... Belo texto Tati!!! Bjs

    ResponderExcluir