domingo, 23 de junho de 2013

Anda com fé amor..

Consegui voltar para a lista das pessoas que vão trabalhar a pé. São 3 Km na ida e 3 Km na volta.
O ruim é que nunca mais fui na academia, o bom é que acordo duas horas mais tarde.
O ruim é que chego descabelada e fedendo no novo emprego, e ainda estou nos 3 meses de experiência. O bom é que chego com a cabeça oxigenada e rendo muito mais.
O ruim é que fiquei folgada e nunca mais usei salto. O bom é que agora vejo todo dia às 7:30 um mendigo pegando uma goiaba da árvore, sentando na calçada e comendo tranquilamente, mas isso é assunto pra outro post. Resumindo, a pé vejo coisas que não via quando estava puta dentro do carro.
O ruim é que mesmo quando a preguiça é de matar ou chove eu não tenho opção. De ônibus ou de carro levaria mais tempo que a pé. Coisas de São Paulo, que paulista finge que entende só para parecer superior, mas vou contar um segredo: Não entendemos essa cidade. Ouso dizer que nem gostamos dela. 
"Fale por você!" - É mesmo mais bonito dizer só a minha opinião,  ninguém precisa concordar com ela: Eu não gosto de São Paulo. Queria sair daqui, mas sou daquelas que criam raízes, sabe? E eu não quero que elas sejam cortadas tão cedo, muito mais do que eu não quero mais morar aqui. (tenho pai e mãe morando por aqui e só vou me afastar deles quando Deus quiser. Até lá, eles vão ter que me aguentar e eu vou ter que aguentar São Paulo)..
Mas esse post não é sobre mim. É sobre você. Sobre como você vai para o trabalho. Encoxando e sendo encoxado no transporte público? Forever alone no carro, ocupando 4 metros quadrados da sua cidade? De cipó, bicicleta, teletransporte? É sortudo e trabalha em casa e/ou não trabalha? 
Além disso, quanto tempo você perde do seu dia se deslocando? Certeza que não seria mais barato procurar um cafofinho perto do trabalho, só para ficar durante a semana?
Eu vejo um monte de carro entrando em circulação todos os dias (mesmo com aquelas propagandas péssimas - concessionárias melhorem isso aí!) e as avenidas continuam as mesmas..
Sou totalmente contra o rodízio de carros em SP, mas não dá mais pra ficar sem ele. 
Sei que as autoridades poderiam fazer um milhão de coisas, mas as autoridades não lêem o Blog dos 30.
Você lê. E como eu já disse lá em cima, o papo aqui é com você.
Melhore sua vida. Trabalhe perto de casa. Gaste seu tempo com coisas que te façam feliz. Sei que não é fácil, mas se vire. Se planeje. Nossa única obrigação na vida é ser feliz. Eu estou trabalhando nisso, e você?
Senhor Alexandre já resolveu o problema do transporte público no Brasil em 2009, minha gente! O que vocês ainda estão discutindo? Bora votar nele para King Size Senhor das Barcas do Rio de Janeiro!

9 comentários:

  1. Também vou a pé, 2,5Km de ida e 2,5Km de volta. Chego fedendo no trabalho, mas ninguém percebe. Sinto saudades de ler no busão, mas como quase nunca conseguia ir sentado, então tudo bem.Concordo que indo a pé vc percebe coisas que só indo a pé mesmo. Descobri um monte de árvores frutíferas no caminho que nunca tinha me dado conta...

    ResponderExcluir
  2. Somos sortudos, Felipe! Essa sorte é para poucos!!

    ResponderExcluir
  3. Também vou a pé ao trabalho. \o/
    Felipe, eu percebo.

    Sem mais.

    ResponderExcluir
  4. Aliás, Camila, acho que compartilho do seu sentimento por sampa. Gosto daqui e pretendo ficar aqui, mas sempre é possível pontuar algum aspecto que me faz sentir vontade de ir para longe de São Paulo.
    Levo uns 40 minutos para chegar ao trabalho quando vou a pé e quase sempre chego atrasada quando aceito carona. Ninguém entende quando explico que prefiro ir a pé porque chego mais cedo. Acho que já se tornou um rito, o tempo gasto, o corpo se aquecendo na caminhada, as ideias que vão surgindo, a paisagem. A gente fica mais sensível mesmo, percebe que uma árvore foi cortada, que o vizinho trocou o portão, reconhece quem leva o cachorro pra passear em certo horário... Enfim, penso que é privilégio mesmo de quem reside em sampa poder resolver o que for possível "batendo perna". Pena que isso seja exceção.

    ResponderExcluir
  5. Eu vou a pé e ainda tenho a sorte de ter o Instituto Butantã no caminho, mas o preço disse é um aluguel bem salgado =/

    ResponderExcluir
  6. Poxa vida! Todos do blog vão trabalhar a pé! É pré-requisito para escrever aqui?

    ResponderExcluir
  7. Bom, pra variar, eu tinha de dar a opinião contraria. Eu adoro São Paulo, amo mesmo, hj, com meus 35 anos (meu aniversario é hj, aceito presentes) não me vejo fora daqui. Talvez na velhice, qdo o corpo pedir, quem sabe, mas hj não, amo aqui. Trabalho a 35km de casa, 35 pra ir e 35 pra voltar, mas faço o percurso de Moto, então é sussa. Antes desse emprego, trabalhava a 400m de casa (no começo era o máximo, sem querer desanimar ninguém, estou falando de mim), ia a pé e comecei a ficar depressivo, pois não via nenhuma novidade. Mesmo bairro, mesmas coisas, as mesmas pessoas todos os dias, Foi ai que tive a ideia, todo fim de semana eu ia passear no Centro, a toa e sem destino. Foi bom, melhorou mais faltava algo e era isso, a loucura desse vai e volta.
    Uns dizem que é por que eu nunca mudei de casa, nem quando casei (minha mãe que foi embora rsss). Outros acham que sou doido mesmo. Me sentia meio alienado do resto da cidade. Hj só gostaria de ter mais tempo com meu filho e nisso realmente sinto falta de trabalhar perto de casa e até tenho planos nesse sentido (olha o corpo começando a pedir).
    Mas realmente curto essa correria típica de sampa.....NOSSA FIZ UM POST HEHE.

    ResponderExcluir
  8. Volto aqui pq a chuva de hj me lembrou que as calçadas são um convite para a caminhada. Todas tortas, empoçando água e juntando lama. As ruas tb são legais, empoçando água perto dos pontos de ônibus para que alguns motoristas, com muita cortesia, cheguem banhando todo mundo!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho medo de como as calçadas ficam escorregadias na chuva... e me atrapalho para segurar bolsa, casaco, guarda-chuva, etc..
    Feliz aniversário, Risa! Muitas felicidades!! Eu MORRO de medo de moto, não gosto nem de chegar perto... Cuidado com essa magrela!!
    Eu não achei que tantas pessoas trabalhassem a pé. Não é possivel sermos maioria, o transito não seria esse inferno..

    ResponderExcluir