terça-feira, 8 de maio de 2018

A Cilada de exceção e a falsa superação

  Todo mundo já ouviu algumas histórias de superação, jornal, facebook, e-mail, pessoalmente, amigo do amigo...

Tem aquele lá, que tinha tudo para dar errado na vida, a história começa com enxurrada de desgraça, nasceu sem pernas e mãos, a mãe abandonou, o pai morreu, andava 20 km a pé pra chegar à escola, trabalhava e cuidava de dez irmãos, a casa pegou fogo, perdeu tudo. Mas a gente escuta sabendo que no final a reviravolta vem, e o seu esforço será recompensado.
  A moral é tentar te levantar, serve de chacoalhão e te diz que por pior que você esteja, tem como vencer e se ele conseguiu, com um pouco de esforço, você também pode.
É, a gente pode, mas não é com pouco esforço não, é com muito, e com sorte também, por que tem coisas que todo esforço e vontade do mundo não bastam.

 Essas histórias sempre me irritam porque são a história na minoria, de um em um milhão, elas vem sem o número de candidatos por vaga. Não contadas, existem mil histórias de quem deu errado, mesmo tentando, mesmo fazendo quase o impossível.

  Essas histórias criam ilusões que podem levar gente pro abismo, por que falhar nem sempre é culpa nossa, tem gente demais no mundo, tem sorte, tem berço, tem coisa de mais em jogo, não existe justiça cósmica e o universo está se lixando pra você.
  
Arrisque, tente, mas por favor, saiba suas chances e não compre um bilhete de loteria com certeza que vai vencer.
  Saiba a história da maioria, da grande maioria, os finais podem ser tristes, mas são reais e nada te fará mais forte do que boas doses de realidade.

Um comentário: