domingo, 2 de junho de 2013

6 matérias que deveriam ser obrigatórias no ensino médio



1. Psicologia aplicada aos pais: aqui o aluno vai aprender a dar mais valor aos pais e saber respeitá-los. Entender que se o pai e a mãe pagam o colégio, por mais que sejam intransigentes ou doidos, a criança não pode reclamar muito. Se o aluno está cansado dos pais, que trabalhe duro e pague as contas.

2. (para os alunos do terceiro ano do segundo grau) Estudo da sexualidade dos humanos e dos animais com o intuito de ensinar o aluno a respeitar a preferência sexual dos colegas. Apresentar exemplos de pessoas famosas que são gays.

3. (para os alunos do segundo e terceiro ano do segundo grau) Finanças pessoais. Noções sobre economia, opções de investimentos, a importância de ter uma poupança. Estudo dos principais impostos (renda, sobre serviços, etc)

4. Política. Aqui o aluno aprende as funções de um senador, presidente, deputado, prefeito e vereador. Estudo de casos reais ligados à política do Brasil e o que o aluno pode fazer para ajudar.

5. Administração do tempo. A importância de ter uma vida organizada com metas diárias, semanais e mensais. Mostrar ao aluno que a procrastinação é um terrível mal que precisa ser combatido assim como cocaína, cigarro e estupros.

6. Estudo das religiões. Apresentar uma breve síntese das principais religiões do mundo e mostrar ao aluno que as pessoas que não acreditam em Deus também devem ser respeitadas. 

5 comentários:

  1. Esse último já existia, eu tive religião na escola. Embora fosse tratada a religião católica apenas, pois a escola tinha essa linha, a ideia dessa disciplina era que todas as crenças fosse abordadas (conheço professores de História que lecionam Religião e fazem isso). Eu mudaria para 'Diversidade' e ampliaria não apenas para religião e sim para mais coisas, a ideia de valorizar a tolerância é legal. Eu acrescentaria: Empreendedorismo e inovação. As pessoas são criadas com um pensamento de serem empregadas, não recebem noções de como investir em seu próprio negócio (eu sou exemplo disso) e não imaginam quantos novos negócios ou mesmo novas profissões podem ser criadas. Também acharia legal se os alunos tivessem mais aulas de cultura geral, com viagens e livros fora do currículo. Ah, e eu não trataria isso como disciplinas, mas sim como conteúdos, pois o interessante é que tudo não fosse tratado isoladamente, de forma linear, mas sim interdisciplinarmente, mais plural.

    ResponderExcluir
  2. Empreendedorismo e inovação é fundamental mesmo. Também sinto falta disso atualmente na minha vida.

    ResponderExcluir
  3. Crônica-tópica phoda. Orgulhinho desses companheiros de blog. :)

    ResponderExcluir
  4. Muito bom!!... Concordo com a Tatiana. Também tive Religião na Segunda Série... mas mesmo que por um curto período, aprendi bastante sobre respeitar o próximo. Digamos que essa matéria foi a porta que mostrou como respeitar as diversidades religiosas. Obviamente, 90% desenvolvi no decorrer da vida.

    ResponderExcluir
  5. se um dia eu for professora, vou usar desse seu post! muito bom.

    ResponderExcluir