quinta-feira, 9 de julho de 2020

9 trocas sustentáveis

No mês passado, concluí um curso de extensão sobre Saúde Planetária. O curso me possibilitou ter conhecimento teórico de como as alterações no mundo natural causadas pelas atividades humanas estão mudando a terra, a atmosfera e os oceanos, e como estas mudanças acabam afetando significativamente a nossa saúde.
É um tópico urgente, que busca tratar a questão da sustentabilidade e da vida humana no planeta sob ótica cada vez mais integrativa, transdisciplinar e global.
Hoje quero comentar alguns aspectos, no âmbito individual, que tenho empregado em busca de gerar menor impacto ambiental e que me levaram a fazer o curso. Aproveito também para divulgar o "julho sem plástico", movimento para aumentar nossa conscientização sobre o problema do plástico (sobretudo o descartável), e colocar a mão na massa.
Assim, apresento a vocês nove trocas sustentáveis que fiz nos últimos anos. 

1) Absorvente descartável por coletor menstrual

Já começo com algo "polêmico". Mas a verdade é que, antes de recusar as sacolas plásticas no supermercado e de andar com minha caneca de fibra de coco na bolsa, já ouvia falar dos tantos benefícios de deixar os absorventes descartáveis pra lá e testar o famoso "copinho". Foi uma das melhores decisões da minha vida, e sempre que tenho a oportunidade incentivo as amigas a fazerem essa troca. Além de deixar de gerar todo esse lixo (que não é nem reciclável nem compostável), o coletor menstrual é muito mais confortável e econômico que os absorventes descartáveis, e me propiciou um conhecimento mais íntimo do meu corpo e minha menstruação.

2) Copos descartáveis por canecas reutilizáveis

Acredito que seja uma das primeiras coisas que pensamos quando o assunto é gerar menos lixo. Em casa uso copo de vidro, minha caneca favorita ou minha garrafa de inox. Quando saía (em uma saudosa época pré pandêmica), levava a garrafa de inox ou, quando queria levar algo menor e mais leve, uma caneca de fibra de coco.

3) Sacolas descartáveis por sacolas ecológicas reutilizáveis

Levo sacolas ecológicas sempre que vou ao mercado, feira ou comprar qualquer outra coisa. Apesar de ser poética a cena da sacola plástica dançando ao sabor do vento, no filme "Beleza Americana", as sacolas plásticas podem causar entupimentos nas passagens de água nos bueiros e córregos, contribuindo com a retenção de lixo e inundações. Também são responsáveis pela poluição dos mares e rios, e demoram cerca de 200 anos para se degradarem na natureza.

4) Filtro de papel por filtro de algodão para coar café

Diferente dos plásticos, o filtro de papel é compostável, então seu descarte não é um problema, por assim dizer, mas o quantos recursos são utilizados em sua produção e distribuição? E as embalagens? Quantos filtros de papel uma pessoa que toma café todo dia vai usar em um ano? O de pano é um só e dura até mais que isso. 
E nem entrarei no mérito de discutir as famigeradas cápsulas, dessas eu me recuso a falar! rs

5) Água engarrafada por água da torneira

A água da torneira é tratada e tão potável quanto a água engarrafada. E sem gerar lixo algum. Há também a opção de tomar água filtrada, para os mais desconfiados.

6) Amaciante de roupas por vinagre de álcool

Vi na internet a dica de usar vinagre na lavagem de toalhas, e hoje uso em todas as lavagens. Por mais que pareça que vai ficar com cheiro de vinagre, não fica. As roupas ficam limpas, macias e cheirosas. Deixa as roupas brancas mais claras, é biodegradável e atóxico.

7) Desperdício de alimentos por planejamento e aproveitamento integral dos alimentos

O planejamento é uma parte chatinha, mas é só não comprar mais do que precisa, congelar o que sobrar e utilizar as cascas, talos e raízes para fazer caldos. Eu congelo os caldos em forminhas de gelo, e quando vou cozinhar só acrescento os cubinhos de caldo de legumes (substituo aqueles ultraprocessados cheios de sódio e ingredientes cancerígenos).

8) Esponja de lavar louça por bucha vegetal 

Uma troca que penso no porquê demorei tanto para fazer... tão simples! Você já leu a embalagem da esponja de lavar louças, para saber do que é feita? Basicamente uma mistura de plásticos cuja reciclagem é muito difícil e pouco viável economicamente.  A bucha vegetal é uma planta. Vende na feira. O vendedor até me deu umas sementes, que plantei e as ramas já estão se espalhando pelo quintal.

9) Contas via correios por verões digitais

Por último, algo extremamente fácil, que nem tinha me atinado para esta troca. Apesar de já receber a maioria das minhas contas por e-mail, só solicitei no mês passado o recebimento da conta de luz pela internet. Infelizmente recebemos contas todos os meses, então pense na quantidade de lixo que deixa de ser gerada com uma troca tão banal.

* Bônus: Canudo de plástico por... Não usar canudo

Pra quê comprar canudo de bambu ou de inox, se eu posso encostar minha boca no copo e beber? Salvo casos de pessoas com limitações físicas ou neurológicas, acho o canudo totalmente dispensável.

E sempre dá para ir além

Quando se começa a pensar em sustentabilidade, é um mundo de trocas possíveis! Ainda quero fazer compostagem doméstica, produzir produtos de limpeza naturais e reduzir cada vez mais o consumo de carne, fazer uma hortinha... Este mês iniciei um curso de sustentabilidade em casa com a intenção de ter um estímulo para aplicar novas mudanças em minhas práticas diárias e aprender mais sobre o tema.

Agora eu gostaria de saber de você 

Já fez alguma dessas trocas? Fez alguma que não está listada? Qual vai fazer primeiro? Já tinha ouvido falar em Saúde Planetária?
Claro que não se trata de uma competição, mas de cada um fazendo o que é possível e praticável, dentro de sua realidade, visando um objetivo comum.

Vamos trocar!


Carolina feliz com sua bucha

11 comentários:

  1. Amei esse post. Eu já faço 8 das 9 coisas que você mencionou! Me senti A sustentável agora hahaha
    Só não troquei amaciante por vinagre, poque não lavo roupa em casa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que máximo, Jaque. Arrasou rs! Bora para o nível 2.. rsrs

      Excluir
  2. Oi, Carol! Fiquei super interessada nesse curso de Saúde Planetária! Escrevi para eles perguntando se haverá nova turma.

    Além de todos os itens que você menciona, também sugeriria:
    - para quem é da turma do chá, comprar ervas soltas ao invés dos chás em saquinhos (não parece, mas os saquinhos são de material com plástico na composição);

    - trocar xampu e condicionador em embalagens plásticas por versões em barra (xampus e condicionadores sólidos, além de serem ambientalmente mais amigáveis, são menos agressivos à saúde dos cabelos);

    - quem não se adaptar ao copinho menstrual pode utilizar absorventes de pano ou calcinhas absorventes;

    - fazer sua própria pasta de dente: uma colher de chá de bicarbonato de sódio para duas colheres de chá de óleo de coco e algumas gotas de óleo essencial de sua preferência (menta ou hortelã ficam ótimos);

    - fazer seu próprio desodorante com somente leite de magnésia, água e óleo essencial. A Bela Gil ensina num vídeo do YouTube;

    - não usar mais sabonete líquido – usar o bom e velho sabonete em barra numa saboneteira charmosa;

    - não comprar coisas de couro – como o couro é pele de animal, e portanto muito perecível, precisa de um tratamento químico muito forte que é extremamente agressivo ao meio ambiente e àqueles que trabalham nos curtumes;

    - não utilizar mais saquinhos plásticos para o lixo de casa: a Fê Cortez do Menos 1 Lixo ensina a fazer um fácil com jornal no YouTube e eu só uso isso agora;

    - levar saquinhos de pano para as compras a granel: comprar castanhas, aveia, chia, etc. e não precisar dos saquinhos de plástico da loja. Depois é só passar uma água para tirar o excesso de qualquer coisa e lavar na máquina;

    - não usar esmalte para unhas – os produtos são feitos com componentes químicos pesados e o lixo gerado não pode ser reciclado pois, apesar de os frascos serem de vidro, ficam com resíduo de esmalte;

    - seguir a Cristal Muniz nas redes – ela publicou um livro chamado Uma Vida Sem Lixo com muitas receitas (desodorante, produtos de limpeza, pasta de dente, entre outros) e tem um site com o mesmo nome;


    - tentar não comprar nada novo – comprar em brechós e lojas que vendem itens de segunda mão pode trazer ótimas surpresas e ainda dá um toque a mais de estilo, que vai ser só seu.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mary.
      Legal receber sua visita no blog!
      Sobre o curso de Saúde Planetária, acredito que vão fazer novas turmas, sim. Mas caso queira, posso compartilhar contigo as apostilas em pdf.
      Adorei suas sugestões, obrigada pela valiosa contribuição!
      Beijos

      Excluir
    2. Adorei as ideias Carol e Mary! Sugestões maravilhosas, já exercito a maioria delas. Estamos juntx =) Beijos!

      Excluir
  3. Que legal o texto, Carol! Adorei! :) Copinho é vida mesmo! Também indico para todas que posso <3
    Da tua lista, coloco em prática a 1, 2, 4, 5 e 9.
    As dicas do vinagre e da bucha foram ótimas, vou tentar fazer por aqui também!
    Hoje chegaram meus primeiros shampoo e condicionador em barra, vou começar a testar!
    As sacolas plásticas são sempre uma novela para mim porque não sabia dessa dica do saco de lixo, tb quero começar o teste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayra.
      Depois me conta o que achou do xampu e condicionador em barra, e também do vinagre, bucha e jornal.
      Essa semana montei uma composteira em casa e estou animada!
      Fiz um desinfetante com água, alcool, vinagre e bicarbonato de sodio, e também quero testar o creme dental e desodorante caseiros, como a Mary indicou :)
      E seguimos passo a passo!

      Excluir
  4. Adorei as dicas! Coloco em prática 6... Ainda tenho um longo caminho mas vamos lá! A próxima troca que quero aplicar é a bucha vegetal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Fernanda!
      Sim, o importante é buscar conhecimento (como diria ET Bilu) e colocar em prática, sempre que possível! ;)

      Excluir
    2. Meninas, o mais legal da bucha vegetal é que ela pode ir pra composteira! Deixo a dica do @cicloorganico aqui, pra quem é do Rio. =)

      Excluir
  5. Sim, uma maravilha né? pode até ser enterrada :)

    ResponderExcluir