quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Onde vivem as decisões? Parte 3 - FIM

Olá, que haja vacinas em seu 2021!

Este texto tem 3 partes, está é a última, aqui a primeira e a segunda parte. Espero que a leitura seja prazerosa!


....

Donato se espreguiçou longamente na cadeira. Um sorriso fino nasceu dos seus lábios, falaria se quisesse, se quisesse, gostava de ficar saboreando as palavras na boca, as certas, as escolhidas, criadas na assembleia mental que presidira. 


Deixou o mar encher as narinas, a areia fofa brincar com os dedos dos pés, espreguiçou uma segunda vez ainda mais longamente sentado na cadeira de praia; de onde estava via na beira da água, a sobrinha brincando com a vovó e o irmão, Romeu, caminhando com Regina na areia, indo sempre à esquerda, se afastavam...


Sorriu um riso leve, sentiu tanta culpa por usar o desenho da criança para rabiscar as decisões que comprou de reposição um pacote de 100 folhas sulfite e uma caixa de lápis de cor. Não sabia se o desenho havia feito falta, não sabia que fim a arte dos cálculos de danos e ganhos tinha tomado. Qual fim teria tomado?! Não importava, foi o certo a fazer. 


O certo a fazer! Seu riso, agora, transbordava. O “certo a fazer?” impressionava como o que era derradeiro na sentença não eram as palavras que a compunham, mas a acentuação final. Não são nem três palavras que tiram o sono, que dão dor de cabeça, que causam briga, é apenas um sinal: uma interrogação ou as reticências infinitas; o quão é difícil uma exclamação, um ponto final. 


Marina, noiva de Donato, mantinha um olho nele e outro no picolé de uva que saboreava. Qual era afinal a graça?! Sabia que o noivo pensava para dentro, mas o que tanto ria de pensar? Ela quem tinha sido contra no início, virou de lado, quando o companheiro decidiu trocar de emprego. 


O trabalho de jornalista de revista sobre agronegócio, não era ruim: salário razoável, era na área de formação, CLT ( o que é cada vez mais raro), mas que tema mais chato! Pesquisar e escrever sobre tipos de bois, veterinária e tratos, a parte de economia era interessante, entretanto o tédio o consumia.   


Então, se o interesse era economia que trabalhasse com economia, ou política, ou esportes. Queria tentar, queria falar às pessoas, tocar corações e mentes.  


O céu  e o mar se encontram no infinito azul. Podia-se sentir a chuva que vinha pelo cheiro, pelos poros. 

  

Quando Romeu voltou, só, chamou Hermione, a filha, dona dos rabiscos da folha para almoçar. Era melhor sair da praia antes da revoada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário