quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Garoto de programa

Oi pessoal!

No último post, contei um pouco sobre a nossa primeira grande saga em Edinburgh: achar uma casa. A segunda grande saga seria encontrar um emprego para o Lucas. Com muita alegria, posso dizer que a segunda saga também foi muito bem sucedida e o Lucas já está trabalhando há duas semanas!!!

O caso dele foi bem atípico. Ele conseguiu um emprego menos de dois meses após a nossa chegada aqui. Um tempo recorde! A gente não chegou a usar nenhuma estratégia super refinada. Não deu tempo, não foi necessário buscar algum apoio mais específico, o que a gente considerava seriamente fazer, se fosse o caso.

Basicamente, definimos as palavras chaves que descreviam as vagas que interessavam. Nesse caso "full stack", "web developer", "entry-level". Buscávamos no Linkedin e também num site de busca chamado indeed. A gente lia bem a descrição da vaga para ver se de fato interessava. Em caso afirmativo, preparávamos a candidatura com o CV e carta de motivação.

Um ponto muito importante: foram muitas horas dedicadas para preparar um CV super legal, bonito, curto e informativo. Mais outras boas horas escrevendo a carta de motivação. Para cada um dos documentos, foi feito um modelo que era adaptado conforme necessidade para cada vaga. Nunca enviávamos o mesmo CV e motivation letter para vagas diferentes. SEMPRE fazíamos ajustes, ainda que pequenos.

O Lucas chegou a se inscrever em umas 10 vagas. Algumas nunca responderam, outras disseram não logo de cara. Uma empresa respondeu pedindo para que ele fizesse pequeno programa / site mostrando uma lista de eventos e a previsão de tempo no dia do evento. Ele se dedicou muito e fez um trabalho impecável, super legal. Não deu outra! Ele foi convidado para uma entrevista inicial, online, com os programadores da empresa. Depois, ele foi para outra entrevista, dessa vez presencial, com os sócios-diretores. 

Bem, nesse ponto o Lucas estava num grau de empolgação bem grande. Eu confesse que também fiquei empolgada, mas também com medo de não dar certo dessa vez e isso dar uma desanimada. Para a nossa surpresa, alegria, gratidão e alívio, o Lucas foi selecionado para a vaga!!! E já começaria a trabalhar em poucos dias. Nossa, fica até díficil descrever todas as emoções que sentimos em palavras.

Uma vez ouvi essa piada ruim: os caras que trabalham com programação são garotos de programa. Agora que o Lucas está trabalhando com programação aqui em Edinburgh, eu uso essa piada ruim e digo que ele é um garoto de programa na Escócia. Daí o título desse post =D

Hoje encerro desejando boas festas a todos. Que 2022 seja cheio de aventuras, alegrias, saúde e mais!

Abraços,
Jacque.

Posts anteriores
Março: Sassenach
Fevereiro: Mês de resultados
----------------------------------- 2020 ---------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário